5º Gosto Umami

O UMAMI é um dos 5 gostos básicos que o paladar humano é capaz de perceber.

Sentimos os gostos doce, salgado, azedo ou ácido e amargo, além do UMAMI, reconhecido cientificamente como o 5° gosto básico.

A palavra UMAMI significa “saboroso” em japonês. O termo foi escolhido pelo professor e cientista japonês Kikunae Ikeda para batizar sua importante descoberta, resultado dos estudos realizados com o caldo Dashi, feito a partir da alga Kombu. Sentimos o gosto UMAMI quando experimentamos alimentos ricos no aminoácido glutamato e em alguns nucleotídeos, especialmente o inosinato e o guanilato. Estes compostos são conhecidos como substâncias Umami e resultam na percepção do 5° gosto básico. É um gosto muito comum em alimentos como tomates maduros, cogumelos, queijos, carnes, algas e crustáceos, entre outros.

Além disso, o gosto UMAMI é um dos principais responsáveis pela riqueza e harmonia do sabor de vários alimentos. Isso se deve ao fato dele combinar com os aromas dos componentes dos alimentos (especiarias, vegetais, carnes, etc.). No Japão, existe um órgão que estuda e divulga informações sobre o UMAMI ao redor do mundo (Umami Information Center – UIC). Maiores informações sobre esse centro de estudos podem ser encontradas nos sites: www.umamiinfo.com, www.glutamate.org e www.portalumami.com.br.