Seu Negócio

Informações e dicas de especialistas e donos de estabelecimentos que contribuem para conquistar o sucesso do seu negócio.

Segurança

Proteja seu patrimônio

Revista Negócios e Sabores-ED.10

Publicado em 13.09.2018

Bares e restaurantes são vítimas cíclicas de ondas de assalto, além de constante alvo de furtos, sejam eles contra clientes, seja contra o caixa, com as portas abertas ou fechadas. Aprenda como defender seu estabelecimento, sua equipe e seus clientes.

Estabelecimentos comerciais, infelizmente, são potes de mel para ladrões e assaltantes. Há dinheiro no caixa, valor monetário na mercadoria, e o aglomerado de clientes, aos olhos de um criminoso, significa um número atraente de celulares, carteiras e joias. Dito isso, faz pouco ou nenhum sentido deixar desprotegido o seu negócio. Na maioria dos lugares do país, a segurança pública não alcança cumprir o papel de prevenção e vigilância a estabelecimentos privados. Então, donos de restaurantes e bares têm de recorrer a agências de segurança para desencorajar e impedir a ação de criminosos. Conversamos com Ronaldo Elias Pena, diretor-executivo do Sindicato de Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo, para compilar uma lista de recomendações de segurança para seu estabelecimento.

Para blindar seu negócio, contrate uma competente empresa de segurança
e treine sua equipe a manter um olhar atento o tempo todo.

Clientes

Caso seu estabelecimento ou região tenha um histórico de furtos, instrua seus funcionários a recomendar que os clientes não deixem objetos de valor sobre a mesa, e providencie alças de velcro para prender bolsas a cadeiras. Mesas em calçadas ou em ambientes com pouca luz devem dar atenção especial a essas recomendações.

Não guarde dinheiro na casa

Escoe seu caixa com frequência, afaste-o da entrada do estabelecimento, e evite guardar dinheiro vivo no local de trabalho. Idas ao banco não devem seguir sempre a mesma rotina, e são mais seguras se executadas com frequência, carregando quantidades menores de dinheiro por viagem.

Alarmes

Sistemas de câmera IP, sensores e alarmes ainda são os melhores instrumentos tecnológicos para prevenir roubos quando a casa está fechada. Mas não se esqueça de soluções de “baixa” tecnologia, como portas de correr reforçadas e trancas. Nada é infalível, a ideia é tornar a ação dos criminosos mais custosa, desencorajando o crime.

Contrate empresas idônea

Procure sempre empresas credenciadas nos sindicatos de empresas de segurança privada e referenciadas pela Polícia Federal. Você pode conferir pela internet a situação cadastral de grupos de segurança em ambas as instituições. Ademais, não custa pedir recomendações a outros donos de estabelecimento, ou, melhor ainda, combinar com comerciantes vizinhos um esquema de segurança coletivo.

Luzes e câmeras

Luzes do lado de fora do estabelecimento são importantes para desencorajar furtos e permitir que seguranças e funcionários enxerguem ameaças com antecipação. Câmeras são melhores utilizadas do lado de dentro do estabelecimento, para evitar furtos ao caixa, a clientes e a mercadorias. Prefira câmeras de alta resolução e considere um sistema de monitoramento IP, que pode ser acessado remotamente por você.

Pessoal e comunicação

Uma equipe que se comunica é uma equipe eficiente. Sugira posicionar vigias a certa distância da porta do estabelecimento, para evitar que eles sejam surpreendidos e rendidos, e estabeleça sistemas de comunicação por rádio que incluam o serviço de valet e manobristas, se possível. Um host ou uma hostess também podem somar.