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Banheiros

Revista Negócios e Sabores-ED.11

Publicado em 01.11.2018

Fotos: banheiro 4045-Freepik /Limpeza dashu83-Freepik /Planta Freepik Luminária-mrsiraphol-Freepik/Demais: Shutterstock e Istock.

Muitas vezes colocados no fim da lista de prioridades de um negócio, os lavabos e banheiros de clientes precisam seguir algumas regras de vigilância sanitária e podem servir como uma vitrine do conceito da casa. Confira algumas dicas para colocar higiene e personalidade nesses ambientes.

Decoração

Extensão do restaurante, o banheiro deve estar alinhado com o conceito da casa. Uma tendência recente é aproveitar o espaço de lavabos diminutos ao máximo, revestindo as paredes e até o teto com papel de parede e penduricalhos de decoração. Caprichar na iluminação, especialmente em frente ao espelho, também é interessante. Apenas tenha em vista que o cômodo desempenha uma função que a decoração não pode atrapalhar.

Itens Obrigatórios

Vaso sanitário, pia, sabonete antisséptico líquido e toalhas de papel não reciclado (ou outro método de secar as mãos) são o básico para se ter em um banheiro de restaurante. Inclua um sistema de exaustão para aumentar o conforto do ambiente, e considere instalar um lavatório unissex do lado de fora se os banheiros forem pequenos. A limpeza deve ocorrer ao menos duas vezes por dia, e precisa ser registrada em uma tabela com check-list.

Legislação

A Anvisa exige que os banheiros sejam desconectados do refeitório e da área de preparação de alimentos (por isso, a “antessala” que separa os banheiros do salão). Também são exigidos: portas com fechamento automático, lixeira acessível sem contato manual, sabonete líquido inodoro e antisséptico, toalhas de papel ou outro método de secagem eficiente e seguro. Atenção: diversas pesquisas já apontaram que secadores de mãos não são tão higiênicos quanto toalhas de papel.