Seu Negócio

Informações e dicas de especialistas e donos de estabelecimentos que contribuem para conquistar o sucesso do seu negócio.

Bebidas

Drinques essenciais que todo cardápio merece

Revista Negócios e Sabores-ED.7

Publicado em 20.12.2017

Drinks essenciais que todo cardápio merece.

Mesmo que não sejam o forte de sua casa, você ainda pode oferecer estes clássicos simples sem precisar investir em um bar dedicado. Aprenda os cinco coquetéis básicos que satisfazem a clientela, sem muito esforço.

Gin Tônica

A beleza desse drinque e o motivo de sua popularidade são explicados pela química: o quinino da água tônica se mistura com o gim para formar moléculas “inéditas” e deliciosas. O gim pode ser um pequeno investimento, mas a água tônica provavelmente já está em sua geladeira. De qualquer forma, a velocidade com que esse drinque sai antes das refeições mais do que compensa.

Receita:

Um limão-taiti ou siciliano; 120 ml de água tônica; 60 ml - 80 ml de gim (de preferência importado); gelo.

Encha um copo alto de 250 ml ou 300 ml com gelo, esprema o suco de meio limão, acrescente o gim, depois a tônica e mexa levemente. Decore com uma ou duas fatias de limão. Se quiser caprichar, faça o drinque em duas camadas na ordem limão, gim, tônica, e mantenha garrafas de gim refrigeradas só para essa função.

Bloody mary

É o drinque perfeito para quem tem a felicidade de usufruir de longas filas de espera, já que é tão nutritivo que praticamente serve de entrada e aplaca de uma vez a sede e a fome de clientes impacientes. Melhor que isso, é fácil de fazer e o custo dos ingredientes é muito baixo: estamos falando de suco de tomate, vodca e limão, basicamente.

Receita:

Duas partes de suco de tomate; uma parte de vodca; suco de meio limão-taiti; duas sacudidas de molho inglês; duas sacudidas de pimenta Tabasco ou similar; uma pitada de sal; pimenta ralada na hora (opcional); um talo de aipo para decorar (opcional); gelo.

Preencha uma coqueteleira ou copo alto e largo com gelo e misture todos os ingredientes. No caso da coqueteleira, sacuda lentamente e poucas vezes, evitando formar espuma. No caso de mistura direto no copo, mexa com uma colher bailarina vigorosamente. Você pode servir com ou sem gelo (pergunte ao cliente sua preferência). Decore com um talo de aipo.

Dry Martini

A beleza deste drinque é sua simplicidade e sofisticação: se houvesse um teste de habilitação para barman, ele consistiria em preparar um dry martini equilibrado. Com apenas dois ingredientes centrais, é um investimento baixo a se pagar para sua pequena carta de drinques se revestir de autoridade ante os clientes mais exigentes.

Receita:

100 ml de gim (de preferência importado); 5 ml – 20 ml de vermute seco Noily Pratt; gelo; duas azeitonas verdes; casca de limão-taiti ou siciliano.

Encha uma coqueteleira com gelo, acrescente o gim e o vermute e mexa por 20 segundos. Rejeite o gelo da taça de coquetel, coloque as azeitonas e despeje a mistura da coqueteleira, descartando o gelo. Torça a casca de limão sobre a taça.

Negroni

Um drinque simples e doce à base de gim é fundamental em um cardápio de drinques por agradar à maioria dos paladares, tanto no frio quanto no calor. A boa margem de preço é outra vantagem: Campari e Martini Rosso são baratos e fáceis de encontrar aqui no Brasil, graças à nossa população generosa de descendentes de italianos.

Receita:

Uma parte de gim; uma parte de Campari; uma parte de Martini Rosso; gelo; fatia de laranja.

Encha um copo baixo e largo com gelo, despeje os três ingredientes, mexa e decore com uma fatia de laranja. Para uma variante interessante no verão, experimente servir o sbagliato negroni: basta substituir o gim por espumante Prosecco, misturando o Martini e o Campari no copo com gelo, antes de completar com espumante e decorar com a fatia de laranja.

Caipirinha

Limão, açúcar, gelo e cachaça, tábua de corte, pilão, copo e colher bailarina. Sinceramente, não existe desculpa para faltar caipirinha em seu cardápio. O debate sobre o modo de preparo é uma das questões nacionais mais polêmicas da história, mas não tem como errar se seguir a receitinha abaixo. Depois de dominá-la, avance para as populares variantes com saquê e outras frutas, é um pulinho.

Receita:

Um limão-taiti suculento fatiado finamente; 25 g de açúcar; gelo até encher o copo; cachaça para preencher (50 ml - 70 ml).

Macere as fatias de limão com o açúcar no fundo de um copo de 200 ml com boca larga, evitando espremer a casca. Complete com gelo até a boca do copo e encha de cachaça. Misture levemente com a colher bailarina e sirva.