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Operação Covid-19

Evite desperdício e amplie o fluxo de caixa com uma gestão inteligente dos insumos

Publicado em 04.06.2020

Enfrentando a Crise juntos

Operação Covid-19

Fazer o controle de tudo que entra e sai do restaurante é uma das tarefas mais complicadas em um negócio. Muitas vezes, colocamos em segundo plano o gerenciamento do inventário, mas saiba que um trabalho organizado e bem feito elimina custos desnecessários e aumentam o capital de giro. Fique ligado nas sugestões a seguir e saiba como transformar o seu empreendimento!

A primeira dica é saber classificar tudo que está disponível. Organize os itens por categoria, separando-os por legumes, carnes e bebidas. Você também pode criar subcategorias para refinar ainda mais o armazenamento. Lembre-se de ser criterioso e anotar todos os detalhes, datas das compras e validade.

A segunda sugestão é definir prazos para o controle do inventário. Estipule metas e datas para contagem do estoque, já que serviços de alta rotatividade precisam de manutenção diária/semanal dos insumos. A ideia é conseguir identificar rapidamente os itens com mais saída e os que ficam armazenados por mais tempo.

O terceiro tópico diz respeito ao desperdício. O principal problema do controle de estoque é comprar mercadorias em excesso. Não existe receita perfeita para todos os restaurantes, portanto, tente encontrar o ponto de equilíbrio dentro das informações disponíveis no seu negócio. Analise com seriedade os pratos que mais saem em cada período e os que são menos pedidos. A partir daí, é só calcular a quantidade mínima e máxima de cada ingrediente.

A última dica é saber delimitar a quantidade mínima e máxima para ter uma reposição consciente. As formas mais comuns são o modelo contínuo e o periódico. No primeiro, as compras são feitas com frequência, mantendo uma quantidade menor de mercadorias estocadas. Já o segundo, baseia-se em compras programadas, que são realizadas de uma única vez, evitando deslocamentos e negociação de preços mais atrativos.

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