Seu Negócio

Informações e dicas de especialistas e donos de estabelecimentos que contribuem para conquistar o sucesso do seu negócio.

Gestão

5 dicas para aproveitar melhor os alimentos no seu restaurante

Revista Negócios e Sabores-ED.1

Publicado em 26.09.2023

CONHEÇA AS AÇÕES QUE VOCÊ PODE IMPLEMENTAR NO SEU NEGÓCIO PARA REDUZIR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS.

De acordo com as pesquisas realizadas pela UNEP, desde 2014, toneladas de alimentos são perdidas ou desperdiçadas todos os dias. Cerca de 14% dos alimentos se perdem entre a colheita e a venda, e esse número chega a 20% nos casos das frutas e vegetais. Em 19 de dezembro de 2019, a Assembleia Geral da ONU estabeleceu o dia 29 de setembro como o Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos. A principal mensagem para esta data é aumentar a consciência sobre a importância de manter a segurança alimentar no mundo.

Dados levantados pelo World Resources Institute (WRI) Brasil indicam que cerca de 41 mil toneladas de alimentos em boas condições são desperdiçadas por ano. Deste total, 15% provêm de restaurantes, aproximadamente 6 mil toneladas. Pensando na melhor forma de aproveitar 100% dos recursos em seu negócio, trouxemos algumas iniciativas que você pode começar a praticar ainda hoje:

USE TODAS AS PARTES DOS ALIMENTOS

Ao descascar os legumes, como cenouras, batatas e abóboras, as cascas podem ser utilizadas para fazer um delicioso caldo de legumes. Outra opção é reservar os talos de espinafres, couves e brócolis para recheios ou arroz de talos. Veja, por exemplo, essas receitas: peito de frango recheado com ricota ao molho de espinafre e tempurá econômico.

REVEJA AS PORÇÕES SERVIDAS

Uma boa opção para evitar desperdício de alimentos é analisar as quantidades que são servidas em cada prato à la carte, por exemplo. Se perceber que há muitas porções que retornam dos pratos servidos, vale a pena reavaliar as quantidades para que seja oferecido somente o que for efetivamente consumido pelos seus clientes.

ORGANIZE SEU ESTOQUE

Sempre revise a validade dos produtos armazenados e dê prioridade ao uso daqueles que têm a data de vencimento mais próxima. Dessa forma, você evita esquecer e descartar esses alimentos.

INVISTA EM OUTRAS FORMAS DE ARMAZENAMENTO

Processos como congelamento, desidratação e produção de conservas podem ajudar a prolongar a vida útil de diversos alimentos e, ao mesmo tempo, acrescentar variedade e sabor ao seu negócio. Confira algumas receitas que podem ser incorporadas ao seu menu: picles e repolho em conserva.

PROGRAMAS DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS

Em 2022, o projeto de lei nº 17.755/2022 passou a permitir que estabelecimentos comerciais doem alimentos próprios para consumo humano que, de outra forma, seriam descartados. Além de contribuir socialmente, seu restaurante pode melhorar sua imagem perante os clientes ao ser percebido como uma empresa que ajuda a comunidade. Por isso, busque programas de doação próximos ao seu estabelecimento para realizar doações, como o Banco de Alimentos.

Pequenas atitudes podem fazer com que o seu negócio tenha uma contribuição significativa para o desenvolvimento social e a redução dos índices de insegurança alimentar no Brasil. Para ter acesso a outras receitas que podem auxiliar nas atividades diárias do seu restaurante, acesse mais receitas!