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Gestão

6 pontos de atenção ao preparar o seu restaurante para as festas de final de ano

Revista Negócios e Sabores-ED.1

Publicado em 19.12.2022

CONTAR COM UMA ESTRATÉGIA BEM DEFINIDA POSSIBILITA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO SEU CLIENTE E EVITAR GASTOS DESNECESSÁRIOS

As festas de final de ano trazem consigo um clima de união, fraternidade e amor, aproximando ainda mais as pessoas que buscam celebrar a vida, o ano que passou e o que está se aproximando. São centenas as formas de comemorar com confraternizações entre familiares, amigos, colegas de empresa, viagens, presenteando entes queridos, entre outras ações que aquecem os corações - e o mercado.

Essas festividades proporcionam um avanço já esperado no setor de Food Service. E em 2022, além do Natal, Réveillon, Black Friday e das parcelas do 13º salário, ainda contamos com a movimentação da Copa para impulsionar ainda mais o comércio. E para te ajudar a aproveitar esse momento com mais qualidade para impulsionar o seu restaurante, separamos alguns pontos de atenção que você precisa ter. Confira a seguir! 

CUIDE DO SEU ESTOQUE

Com a alta da inflação impactando no valor de centenas de produtos, a atenção nas compras para o seu restaurante deve ser redobrada. Afinal, você não quer ficar na mão por falta de insumos ou comprar mais que o necessário.

Nessa época do ano, é muito comum que os restaurantes ofereçam reservas para as mesas, seja para quem vai curtir com a galera ou de forma mais intimista com poucas pessoas. Ao adotar essa estratégia, é possível fazer uma estimativa do que será necessário para atender a demanda prevista. Não esqueça também de consultar e analisar historicamente as buscas referentes ao mesmo período dos anos anteriores.

CASO SEJA NECESSÁRIO, AMPLIE A SUA EQUIPE

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 45% dos entrevistados disseram ter intenção de contratar funcionários até o final do ano, sendo que 25% apontam já ter aumentado o quadro de funcionários em setembro. Outros 51% pretendem manter o time atual, e 4% dizem que vão realizar demissões.

Investir em profissionais para ajudar nos processos do seu restaurante caminha em direção para um atendimento mais veloz que, consequentemente, possibilita melhorar a experiência das pessoas no seu estabelecimento.

QUALIFIQUE SEU TIME

Essa grande movimentação do mercado é seguida diretamente pela necessidade de treinar sua equipe. Qualificar o seu time, sejam as pessoas novas ou as que já estão na sua empresa há mais tempo, possibilita que habilidades sejam desenvolvidas e melhoradas.

Entre os principais benefícios dessa prática, que agrega tanto à empresa quanto para o funcionário, podemos citar:

  • Sentimento de valorização e pertencimento do colaborador;
  • Adaptação às tendências do mercado;
  • Mais resiliência e autonomia para tratar possíveis problemas;
  • Integração da equipe;
  • Conhecimento do fluxo dos processos internos do restaurante.

CUIDADOS COM A SAÚDE DO CONSUMIDOR

A pandemia ocasionada pelo coronavírus mudou o comportamento do consumidor moderno, ampliando cada vez mais o seu olhar para os cuidados com a higiene e segurança, que se tornaram fatores decisivos no momento de escolher um local para comer.

De acordo com uma pesquisa feita em agosto de 2021 pela Galunion/Instituto Qualibest, 35% dos entrevistados enxergam esses fatores como o principal critério para a escolha de um restaurante, seguidos de 22% que querem comida gostosa e 16% que priorizam pagar um preço justo. A mesma pesquisa ainda aponta que 82% dos consumidores procuram por espaços arejados, abertos e com boa ventilação.

Neste ano, de 2022, mesmo com um bom avanço no combate ao coronavírus, percebemos que esses critérios ainda são levados em consideração pela população no momento de escolher onde comemorar as festas de final de ano. Afinal, o vírus ainda circula na nossa sociedade. Pensando nisso, busque continuar oferecendo formas de o seu cliente se sentir seguro e confortável, como:

  • Dentro das possibilidades do seu estabelecimento, procure oferecer mesas ao ar livre, em áreas externas do salão;
  • Ofereça totens com álcool gel na estrada do restaurante;
  • Disponibilize luvas no self-service;
  • Coloque informativos em locais estratégicos mostrando como higienizar as mãos;
  • Deixe frasquinhos de álcool nas mesas;
  • Solicite que os colaboradores do seu estabelecimento utilizem máscaras;
  • Fique atento aos avanços da doença na região do seu estabelecimento e siga as indicações fornecidas pelo governo.

INVISTA EM TECNOLOGIA

A tecnologia já é uma realidade dentro do setor de Food Service, facilitando e agilizando diversos processos internos, do atendimento ao cliente até gestão financeira. Os cardápios digitais, por exemplo, têm ganhado cada vez mais espaço nos restaurantes graças aos QR Codes.

De acordo com a Pesquisa Setorial feita pela FISPAL Food Digital, 57,8% dos entrevistados dizem ser mais fácil atualizar pratos pelo menu digital do que pelo físico, enquanto 58,3% dos proprietários apontam redução de custos ao utilizá-los.

No mercado, existem opções gratuitas para a produção desse material online, como o oferecido pelo Portal Meu Negócio, por exemplo, em que é necessário apenas fazer o cadastro gratuito no site para contar com essa e outras ferramentas. Principalmente para as festas de final de ano em que a movimentação é maior, os cardápios digitais otimizam o tempo de atendimento dos garçons e oferece mais autonomia aos clientes!

DESENVOLVA UM MENU COMPLETO

O cardápio especial de final de ano vai além de colocar ou não uvas passas no arroz! É necessário ser criativo e apostar em novidades, mas sem deixar de fazer os pratos tão esperados de final de ano, como aves assadas, salada lentilha e sobremesas clássicas. Não abrir mão dos seus temperos também faz toda a diferença na hora de entregar uma comida diferenciada!

Pense em oferecer pacotes especiais que possibilitem seu cliente escolher o prato principal, entrada e sobremesa, além de dicas para harmonização de vinhos e espumantes!