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7 estratégias para o seu restaurante vender mais durante a Copa

Revista Negócios e Sabores-ED.1

Publicado em 24.11.2022

OS TORNEIOS DE FUTEBOL TRAZEM OPORTUNIDADES PARA VOCÊ OFERECER EXPERIÊNCIAS NOVAS AOS SEUS CLIENTES

O Brasil não é conhecido por ser o país do futebol à toa: a paixão pela bola é tanta que possibilita a movimentação de diversos setores do mercado, inclusive o de food service. De acordo com a Confederação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC), por exemplo, a expectativa é que a Black Friday de 2022 bata a marca de R$4 bilhões, impactada diretamente pelas movimentações dos jogos da Copa.

Depois de quatro anos desde a última Copa, em 2018, e dois anos de pandemia, as pessoas estão mais empolgadas para vibrarem pelo tão esperado hexa brasileiro. E isso inclui, é claro, saírem para comemorar e se divertir do jeitinho que só o brasileiro sabe: apreciando uma boa comida e bebida.

Com organização e criatividade, você pode aproveitar bem as oportunidades que os torneios de futebol têm para oferecer, sejam os mundiais, como a Copa, ou os brasileiros. Confira abaixo as dicas que separamos para você fazer um verdadeiro gol de placa para alcançar novos clientes e oferecer experiências diferenciadas para quem já conhece seu restaurante!

Fique atento à programação dos jogos

O primeiro passo para montar a estratégia perfeita para o seu estabelecimento é ter em mãos o cronograma com o horário em que os jogos serão exibidos. A partir disso, você consegue se planejar para oferecer experiências temáticas, criar promoções e fazer ações específicas de acordo com os dias e seleções que vão competir.

Exiba os jogos para os seus clientes

Ofertar uma experiência diferente do convencional somado a possibilidade de assistir aos jogos ao vivo em um ambiente externo é a combinação perfeita para chamar atenção do seu público. Apostar em telões para exibição dos jogos certamente é uma boa forma de fazer as pessoas conhecerem seu restaurante!

Crie um menu especial com foco na Copa

A Copa possibilita conhecer um pouco mais sobre as culturas dos países participantes da competição, despertando a curiosidade de quem acompanha os jogos. Você pode aproveitar essa curiosidade para entregar pratos de outras nacionalidades, ou que tenham algum tipo inspiração, imprimindo também a sua assinatura gastronômica. Uma possibilidade é oferecer essas receitas especiais nos dias em que os jogos ocorrerão.

Decore o seu estabelecimento com a temática do Brasil

A decoração verde e amarelo já é um clássico durante os jogos do Brasil, ocorrendo em casas, carros, ruas e dezenas de estabelecimentos. Deixar o seu restaurante com essa temática mostra que além de um olhar atento às oportunidades e tendências de mercado, sua marca está propondo uma experiência baseada na união e laços de amizade, ambasF características muito exploradas durante as competições de futebol.

Dê foco nas bebidas

Os drinks alcoólicos fazem muito sucesso, principalmente no momento dos jogos, em que as pessoas comem petiscos enquanto assistem. Além da cerveja, que já é um clássico, você pode apostar em bebidas frutadas, como a caipirinha, por exemplo, aproveitando frutas da estação. Não esqueça também de criar combos que sejam vantajosos para o seu cliente e para o seu estabelecimento, principalmente para grupos de pessoas.

Use e abuse das redes sociais para se comunicar

As tecnologias permitem que nos comuniquemos, cada vez mais, de forma ágil e direcionada com o nosso público. Aproveitar essas oportunidades de forma inteligente e estratégica, permite atingir muitas pessoas ao mesmo tempo, entregando aquilo que elas buscam ou instigando que conheçam mais sobre o que sua empresa tem para oferecer. Crie uma régua de comunicação envolvente, que fale sobre novidades, cardápios, funcionamento, menu e muitas outras informações do seu estabelecimento, para os anúncios nas redes sociais e buscadores, e-mail marketing e WhatsApp. Não esqueça também de dedicar uma pessoa para esse atendimento, para respostas mais rápidas para o seu público.

Mantenha atenção ao delivery

Embora seja muito mais comum a busca e o foco para ações in loco, é necessário estendê-las também para quem faz os pedidos de outros ambientes. Manter a qualidade e atenção nas entregas via delivery permitem que o público conheça diversos aspectos do seu restaurante, do sabor do prato a organização com envio do alimento. Além disso, o solicitante pode ficar instigado em conhecer o seu estabelecimento físico posteriormente.

Final da Copa, início de outras ações

Com a maior competição do futebol mundial sendo realizada em novembro, há grandes possibilidades de aproveitar todas as interações feitas durante a Copa para trabalhar outras datas grandes bem próximas, como a Black Friday e o Natal, além de poder incluir esses novos seguidores e contatos dentro da sua estratégia de comunicação.