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Marketing

Admirável negócio novo

Revista Negócios e Sabores-ED.1

Publicado em 02.04.2016

Google, Facebook, Instagram, Twitter: as ferramentas de marketing na rede não são só mais um capricho. Use nosso guia para criar uma presença digital forte e alavancar seus negócios.

Você alguma vez parou para se perguntar como os clientes encontram seu restaurante? Dez anos atrás, as respostas provavelmente seriam “recomendação de amigos”, “anúncio no guia do jornal” e “fachada atraente”. Um tempo mais simples: a imagem do estabelecimento era ditada apenas pelo serviço no dia a dia, críticas e sugestões iam para a caixinha e atrair clientes era questão de promoção direta ou de caprichar na fachada.

No mundo pós-Google e redes sociais, todo negócio é também uma marca. O que significa estar presente e conversar o tempo todo no mundo virtual. Se por um lado isso faz aumentar a quantidade de funções que você precisa desempenhar como dono do negócio, por outro lado também aumenta a visibilidade e atrai novos clientes.

“Trabalhar com marketing on-line tem quatro grandes vantagens: a segmentação do público, a escalabilidade, a personalização da mensagem e a capacidade de medir resultados”, afirma Rafael Felipe Santos, consultor em marketing digital com marcas como Nike, O Boticário e Unilever no currículo. Ou seja, uma campanha de marketing on-line usando a ferramenta certa pode ser direcionada especificamente a sua clientela (usuários de Facebook que “seguem” seu restaurante, por exemplo), espalham-se por compartilhamentos dos próprios clientes, carregam mensagens mais específicas do que anúncios em jornal (uma promoção momentânea, por exemplo) e incluem formas de medir o resultado da ação. “Para exemplificar, uma pizzaria pode criar uma campanha on-line que é veiculada apenas durante o horário do jantar, digamos, das 19 às 23 horas”, diz Rafael.

Mapa da mina

Siga nosso guia básico para entrar na era digital com o pé direito.

Para existir on-line:

1.

Crie um site básico com cardápio, contato, horário de funcionamento e localização. Existem vários publicadores de sites básicos gratuitos, como br.wordpress.com e pt.wix.com.

2.

Monte uma página no Facebook para anunciar novidades e criar relacionamento com os clientes. É só entrar no site ou aplicativo e procurar no menu principal a opção “Criar uma página” .

3.

Faça uma conta no Instagram e capriche nas fotos do restaurante. É só baixar o aplicativo em seu celular e se registrar. Para conseguir seguidores, anuncie no restaurante sua conta no Instagram.

4.

Registre seu estabelecimento no Google Meu Negócio para aparecer no Google Mapas e nas buscas do Google. É só entrar em www.google.com.br/meunegocio e seguir as instruções.

5.

Coloque seu estabelecimento também no Foursquare, um aplicativo de recomendação de lugares entre usuários. É só entrar em pt.business.foursquare.com e seguir as instruções.

6.

Registre-se no TripAdvisor, plataforma internacional de restaurantes e hotéis. Cadastrar seu negócio é gratuito, e você pode conferir resenhas de usuários e responder a críticas.
Comece em: tripadvisor.com.br/GetListedRestaurant

7.

O Restorando é uma plataforma para reservas on-line. Para descobrir como funciona, entre em: agenda.restorando.com.br/brochure/, preencha o cadastro e aguarde contato da equipe.

Trabalhar com marketing on-line tem quatro grandes vantagens: a segmentação do público, a escalabilidade, a personalização da mensagem e a capacidade de medir resultados.

Existem diversas ferramentas de marketing digital que podem lhe ajudar a alcançar um público maior e alavancar a frequência. Redes sociais são espaços para dar voz para seu estabelecimento, o que, se feito do jeito certo, cria um laço com o cliente que vai trazer benefícios como regularidade e recomendação positiva a conhecidos. Em outras palavras, o relacionamento direto por meio de plataformas digitais transforma seu negócio em uma marca, um salto de status que normalmente levaria muito mais tempo para acontecer com a publicidade tradicional.

Só que com grande poder vem mais responsabilidade. Marcas precisam de coerência, o que se traduz em manter todas as suas frentes de comunicação (como site, página do Facebook, conta do Instagram) sempre atualizadas, em constante movimento e construindo uma mesma imagem, seja ela calorosa e divertida ou fria e profissional. Mais importante: lembre-se de que redes sociais são vias de duas mãos. Seus clientes também se comunicam com você, e não responder pode gerar uma imagem negativa da casa; especialmente em se tratando de reclamações. “O principal desafio é a transparência. Se o atendimento do seu local não for educado ou tiver filas para pagamento, isso com certeza será refletido em reclamações em redes sociais ou resenhas negativas no Google Mapas ou Foursquare”, afirma Rafael. A solução, por incrível que pareça, está em resolver o problema pela raiz: “Na internet não existe ‘maquiagem’. Nesse exemplo, o proprietário teria de treinar mais os funcionários e colocar outros caixas, informando os clientes que fizeram a reclamação sobre a solução. Assim, você transforma uma resenha negativa em uma melhora de reputação”.

Quaisquer que sejam suas escolhas estratégicas no mundo digital, lembre-se de que a base do negócio segue sendo a mesma: bom serviço e bom relacionamento nunca passam desapercebidos.

Facebook: Você pode criar posts que aparecem na timeline de usuários que ainda não seguem sua página. É só entrar em pt-br.facebook.com/business para aprender como funciona.

INSTAGRAM: Anúncios no Instagram aparecem como fotos, vídeos ou sequência de imagens na timeline dos usuários. Para anunciar, é só entrar em pt-br.facebook.com/business/ products/ads/instagram-ads

WAZE: No aplicativo de mapas, os anúncios aparecem como sugestões quando o usuário está próximo a seu negócio. Para anunciar, entre em biz.world.waze.com e selecione o idioma no canto direito superior.

ADWORDS: Para aparecer no topo da página de buscas do Google como link patrocinado é só entrar em www.google.com.br/adwords e seguir as instruções na tela. Você poderá selecionar os termos de busca que levam até seu anúncio.

FoURSQUARe: Na plataforma de restaurantes, você pode fazer com que seu estabelecimento apareça quando os usuários procuram por algum tipo de negócio. Entre em pt.business.foursquare.com/ads para saber como funciona.

Três regras básicas para se comunicar pelas redes

As interações com clientes em redes como Facebook e Instagram são públicas, então capriche no comportamento.

Transparência: Ser sincero é de extrema importância em redes sociais. Por exemplo, abrir o jogo sobre uma mudança de preço ou horário de funcionamento gera empatia pelo seu negócio.

Agilidade: Um dos maiores pecados nas redes é demorar para responder a perguntas e interações de clientes. Crie uma rotina de visualização das redes que seja ao menos diária.

Simpatia: Seja extremamente solícito e simpático na hora de interagir com usuários. No caso de reclamações, por exemplo, sua primeira frase deve ser um pedido de desculpas.