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Marketing

Aumente o faturamento aproveitando melhor o seu relacionamento com os clientes.

Revista Negócios e Sabores-ED.1

Publicado em 25.07.2022

ESTREITAR A RELAÇÃO COM OS SEUS CLIENTES PODE AUMENTAR O TICKET MÉDIO E GERAR MAIS PREFERÊNCIA PELA SUA MARCA.

Na pandemia ficou comprovado: os estabelecimentos que tinham mais proximidade e informações dos seus clientes puderam reagir mais rapidamente, oferecendo novas ofertas, produtos segmentados e maior flexibilidade nas vendas, mesmo à distância ou trabalhando com portas fechadas. Os consumidores provaram e gostaram da conveniência digital, aumentando muito suas compras pela internet, incluindo as refeições. Conhecer o cliente de forma mais estruturada, a partir de uma base de dados atualizada, tornou-se obrigatório para intensificar suas oportunidades de ganhos. Além disso, é mais econômico fazer esforços para rentabilizar os clientes atuais do que conquistar os novos, muitas vezes com promoções e descontos que não fidelizam e prejudicam a margem. Veja aqui algumas táticas para ganhar faturamento, fortalecendo o relacionamento com o seu público.

VENDA CRUZADA: ATIVAR O CLIENTE COM ESTÍMULOS DIFERENTES EM MOMENTOS DIFERENTES

De forma física ou virtual, você pode aumentar a frequência de pedidos com sugestões que surpreendam e façam o cliente se sentir especial. Quanto mais relevante o apelo, mais chances de emplacar as vendas. Veja alguns exemplos:

PARA O CLIENTE PRESENCIAL:

  • Oferecer a sobremesa preferida com entrega programada, porção tamanho família, sem custo de entrega.
  • Voucher com alguma condição especial nos pedidos do delivery.
  • Cada x convidados apresentados vale uma recompensa.

PARA O CLIENTE DE DELIVERY, TAKE OUT, GRUPOS DE WHATSAPP E CANAIS REMOTOS

  • Venha degustar seu menu favorito em nosso salão, com música ao vivo e sem cobrança de couvert artístico.
  • Reservamos nosso salão com toda segurança para home office, das Xh às Xh.
  • Desfrute 5 minutinhos de nossa hospitalidade quando vier buscar a sua encomenda: um choppinho é por nossa conta.
  • Convidamos você, nosso cliente fiel no delivery, a degustar o seu prato favorito, acompanhado da atmosfera especial do nosso salão. E já tem uma surpresinha de entrada esperando.

São muitos os argumentos para gerar experimentação em novos canais. A cada estímulo, faça a avaliação e vá repetindo aqueles que surtirem melhores resultados. >

NEM TODAS AS OFERTAS PRECISAM SER UM DESCONTO OU PROMOÇÃO.

Quanto mais valor uma marca tem, menor o desembolso para conquistar preferência. A conquista da fidelidade exige um algo a mais, muita simpatia e demonstrar claramente o quanto você aprecia seus clientes. Se os estímulos ficarem só no aspecto financeiro, um concorrente mais agressivo pode entrar na “guerra de preços” e levar o seu consumidor embora. Aqui listamos algumas ideias e temos certeza de que você saberá como encantar a sua clientela:

RESERVA ESPECIAL

A nossa mesa mais disputada estará reservada até X horas para o seu sábado à noite com sua família. Só confirmar!

ANIVERSÁRIO

Esperamos você para uma comemoração especial do seu aniversário!

MENU KIDS

Organizamos um novo menu kids que seus filhos vão adorar!

DELIVERY DA SEMANA

Agradecemos este almoço de domingo com a gente e sugerimos um cardápio delivery para a sua semana continuar bem gostosa, sem trabalheira na cozinha.

FUTEBOL

Futebol é mais divertido quando com a torcida unida. Se você torce para o X, o camarote é aqui.

Confira as nossas ferramentas gratuitas de materiais de comunicação e cardápio digital para bolar mensagens e menus mais dinâmicos.

BASE DE DADOS: FATOR DE SOBREVIVÊNCIA

Acompanhar a jornada do cliente por meio de uma base de dados, mesmo que caseira, aumenta suas chances de sucesso: permite oferecer a coisa certa, para a pessoa certa, na hora certa. Aproveite toda interação que puder para captar informações, deixando claro qual tipo de uso você fará delas. Whatsapp, Instagram, e-mail, data de aniversário, membros da família, profissão, etc. A ideia é estreitar o contato, sem invasão de privacidade.

MONTE SEU CALENDÁRIO DE AÇÕES

Organize antecipadamente o mix de ofertas que vai ajudar você a otimizar os seus lucros. É só definir o tipo de oferta, como e quantas vezes vai impactar o seu cliente e o período de duração. Dependendo da sua capacidade de execução, o planejamento pode ser de dois meses, mensal, quinzenal ou semanal.

ACOMPANHE DE PERTO OS RESULTADOS

A cada ação, marque os clientes participantes e vá acompanhando a adesão e ticket médio dos clientes. Vá testando e se antecipando com um mix de ofertas que aumente os seus lucros.

Usando a agenda de tarefas você organiza e visualiza as suas ações com mais facilidade.

A BASE DE CLIENTES PODE SER USADA COMO “MOEDA DE TROCA” JUNTO AOS PARCEIROS

Ter o conhecimento pleno do perfil da sua clientela, apoiado em dados, também ajuda na negociação de parcerias e diversificação de ofertas sem custo para o estabelecimento. Neste caso, é importante informar ao cliente que os dados poderão ser repassados a outras empresas com o mesmo objetivo de criar melhores oportunidades para ele.

O Portal Ajinomoto Meu Negócio tem mais sugestões para você encantar os seus clientes em dicas de administração.

QUE TECNOLOGIA USAR?

A forma de registro dos dados deve ser a mais amigável possível com a sua rotina. Pode ser à mão, ou numa planilha simples, ou ferramenta online ou por meio de um especialista. A parte mais crítica é andar com os dados atualizados e ir complementando informações o tempo todo. O importante é começar.