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Administração

Saiba como fazer parcerias com influenciadores digitais para o seu restaurante

Revista Negócios e Sabores-ED.1

Publicado em 24.11.2023

ENTENDA OS CINCO PASSOS PARA UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DE INFLUÊNCIA QUE VOCÊ PODE APLICAR NO SEU NEGÓCIO PARA ATRAIR MAIS CLIENTES.

Nos últimos anos, estão considerando as avaliações e recomendações na internet como um dos principais critérios antes de efetuarem uma compra. Seja no caso de cosméticos, roupas, dispositivos eletrônicos ou até mesmo viagens, sempre há alguém na internet realizando uma análise detalhada e recomendando a melhor opção. Nos restaurantes e bares, essa realidade não é diferente. Investir nessa estratégia pode resultar em benefícios positivos para o seu negócio.

De acordo com pesquisas do Business Insider, estima-se que o marketing de influência tenha movimentado aproximadamente R$ 79 bilhões em 2022, com um ROI (Retorno do Investimento) de 5,78 dólares para cada dólar investido. Em resumo, estamos diante de um mercado com um potencial significativo a ser explorado, uma vez que se trata do famoso "boca a boca" digital.

Mas afinal, o que é marketing de influência?

Trata-se de uma estratégia em que uma marca estabelece parceria com um influenciador digital, que pode ou não estar diretamente relacionado ao mundo gastronômico. Bares e restaurantes firmam acordos com esses profissionais para que estes publiquem fotos e vídeos, falando sobre os pratos, o atendimento, o ambiente e os diferenciais do estabelecimento. Com o uso de sua influência nas redes sociais, essa personalidade trabalhará para incentivar outras pessoas a conhecerem aquele local, podendo inclusive oferecer incentivos, como cupons de desconto exclusivos.

Com isso em mente, separamos cinco passos que vão te auxiliar na contratação de um parceiro para o seu estabelecimento:

DEFINA SUA ESTRATÉGIA:

É importante ter em mente qual é o seu objetivo final com essa parceria. Por exemplo, você busca aumentar o número de seguidores nas suas redes sociais ou obter um maior volume de pedidos no seu restaurante? Com isso definido, torna-se muito mais fácil prosseguir com o seu planejamento.

FAÇA CONTEÚDOS:

De fato, as pessoas adoram histórias bem contadas, por isso, tenha um storytelling sobre o seu negócio e qual é o seu propósito como empreendedor. Qual mensagem você deseja transmitir aos seus clientes? Deixe todas as expectativas alinhadas.

BUSQUE UMA FILOSOFIA PARECIDA COM A DO SEU NEGÓCIO:

Este é um ponto muito particular de cada empresa, mas é importante que você escolha bem quem vai representar a sua marca nas redes sociais. Por exemplo, se você só faz comida caseira, não dá para contratar alguém que prioriza industrializados em sua alimentação.

APROVEITE ESSA IMAGEM DIGITAL A SEU FAVOR:

Desenvolva postagens em parceria e compartilhe fotos dessa personalidade desfrutando o menu do seu restaurante. Oferecer um cupom com o nome do criador de conteúdo também é uma estratégia inteligente para fortalecer sua presença online.

REALIZE EVENTOS PARA PROMOVER A PARCERIA:

É importante que a pessoa que você escolher como parceiro esteja presente no seu estabelecimento nesse dia, assim, a associação de ambas as imagens se torna cada vez mais evidente para o público final.


O que você deve levar em consideração ao contratar um profissional digital?

É importante fazer uma análise do seu público-alvo e entender se quem você deseja contratar está alinhado com os clientes que você quer alcançar. Solicitar um relatório com os números de impressões e alcance da conta é crucial, pois assim você poderá identificar o retorno que essa parceria poderá gerar para o seu restaurante.

  • Alcance: número referente à quantidade de usuários únicos que as postagens conseguem atingir, ou seja, a quantidade de pessoas que serão impactadas por aquela publicação.
  • Impressão: vezes que um indivíduo é impactado por uma publicação.
  • Engajamento: como o nome já diz, está relacionado à interação dos seguidores com aquela publicação, incluindo comentários, compartilhamentos, marcações ou o envio do conteúdo para terceiros. Além disso, é fundamental verificar a reputação desse profissional antes de concluir o contrato. Isso assegurará que o conteúdo que ele cria esteja em sintonia com a realidade de seu estabelecimento. Afinal, um profissional que se concentra exclusivamente em ressaltar os aspectos positivos pode ser prejudicial ao seu negócio, caso os clientes se deixem influenciar por essas postagens nas redes sociais e, posteriormente, tenham uma experiência negativa em seu restaurante.

Quais são as diferenças entre nano e micro influenciadores?

Segundo o site Hubify, um nano é o criador que tem, no mínimo, 1000 seguidores, enquanto o micro é aquele que possui entre 10 mil e 50 mil seguidores em suas redes. Faça pesquisas de criadores de conteúdo locais que podem ajudar a impulsionar o seu negócio.

Outra dica importante é acessar o Portal Meu Negócio da Ajinomoto Food Service®, onde você encontrará materiais exclusivos para ajudar na administração do seu restaurante, tais como: a integração das estratégias digitais e físicas e como os vídeos curtos podem ampliar o seu alcance nas redes sociais, entre outros. Acesse agora e cadastre-se gratuitamente!