Diminuir os gastos do seu estabelecimento não é uma tarefa simples. Aprenda a difícil arte de cortar custos
Publicado em 02/05/2018
Aparar os gastos do seu estabelecimento não é uma questão de economizar no guardanapo e diminuir as porções no chute. Aprender a transformar a gestão de custos em trabalho sistemático e evitar cortes que tirem o sabor do seu negócio é fundamental.
Rever fornecedores, acompanhar as contas diariamente, conferir recebíveis e despesas, além de checar a rotina do restaurante são algumas das tarefas de quem quer enxugar as contas.
Que tal seguir esse roteiro básico e garantir que não está tirando o boi da frente do carro na hora de fazer cortes?
1 – Manutenção
Comece pelas contas de água, energia, gás e telefone. Seus equipamentos estão funcionando corretamente? Há algum vazamento? Os aparelhos elétricos são desligados devidamente no fechamento da casa?
2 – Recebíveis
Cruze, diariamente, as informações de pagamentos efetuados por meios eletrônicos (cartões de débito, crédito e vale) com o que entrou no fim do mês, para se assegurar de não haver incoerência. Negocie taxas de operação com bancos e empresas de cartões.
3 – Receitas
Confira se o modo de preparo das receitas está sendo seguido à risca e se as quantidades determinadas pela ficha técnica são usadas, de fato, na cozinha. Pequenas diferenças de medida se acumulam e viram custos excessivos com matéria-prima.
4 – Estoque
Fique de olho em tudo o que é jogado fora e investigue se a causa é volume excessivo de compras, equipamentos inadequados ou armazenamento indevido. Um acompanhamento diário de estoque diminui o desperdício e evita reposições emergenciais.
5 – Fornecedores
Transforme em hábito pesquisar o mercado por insumos mais baratos. Acompanhar as feiras do setor é uma das atribuições mais importantes de gestores de restaurantes. Uma boa dica é trocar informações com outros donos de restaurantes.
6 – Pessoal
Acompanhe de perto o dia a dia de seu negócio para determinar se sua equipe está otimizada. Há atividade para todo o tempo de trabalho? Existem horas ociosas durante a jornada? O movimento durante os turnos justifica o tamanho da equipe?
Agradecemos seu feedback
Seu feedback ajuda a melhorar os conteúdos, para que fiquem cada vez mais adequados ao seu dia a dia! Se você enviar mais sugestões de melhoria, ligue para 0800 70 49 039