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Administração

Reduza o desperdício e aumente a receita com a assinatura de sopas

Publicado em 31/07/2024

Imagem Assinatura de sopas

10 razões para otimizar ingredientes, tempo e a cozinha com múltiplos ganhos.

O abre e fecha dos estabelecimentos e a demanda instável têm gerado prejuízos na gestão do estoque. Uma assinatura de sopas pode ajudar neste desafio, proporcionando aos clientes uma refeição quentinha, saudável e prática. Ela funciona como um “clube” e vários setores já implementaram, como vinhos e livros, por exemplo. O consumidor assina, normalmente em planos mensais ou anuais, e recebe os produtos, no caso as sopas, em casa e em datas pré-definidas.

A implantação é simples, e depois é só divulgar a novidade com força entre a clientela e nas redes sociais. O inverno não é igual em todo o Brasil, mas uma coisa é certa: seja pelas baixas temperaturas ou pelo conforto, a pedida é se alimentar bem. Prepare-se e crie a sua assinatura de sopas com apetite! Confira as vantagens:

#1 Diminuição de desperdício

Talos, folhas, sobras de cortes e de proteínas podem render caldos, as chamadas bases ou fundos, para serem transformados em ótimas sopas, desde que sejam observados o manejo correto e a segurança alimentar. Os caldos podem ser refrigerados por até três dias, entre 2oC e 4oC, ou congelados por até dois meses, a partir de -1oC. Inclua a sigla PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai) para o que deve ser consumido primeiro. A partir daí, é só acrescentar os insumos de melhor custo-benefício e o seu toque de sabor e criatividade. Quer mais dicas de gestão contra o desperdício? Clique aqui

#2 Flexiblidade na precificação e escolha do cliente

Apresentações diferentes viabilizam maiores ganhos nos pacotes de 12 a 16 sopas:

  • Entrega semanal de congelados;
  • Entrega diária de sopas quentes;
  • Entrega de kits semiprontos para personalização de receitas, um desejo comum dos que passaram a cozinhar em casa.

#3 Recebimento antecipado para gerar capital de giro

O pagamento integral é a praxe no caso das assinaturas. Também pode ser planejada uma meta semanal de novos assinantes para um maior incremento e previsibilidade no faturamento.

# 4 Minimização de custos

Calcule o CMV (custo da mercadoria vendida) considerando porcionamento e despesas proporcionalmente até a saída do pedido: ingredientes, custo de funcionamento, taxas de meios de pagamento, entrega, embalagens etc. Como a maioria dos custos é fixa, o que vier é lucro. Confira aqui alguns exemplos de cardápios e CMV para se basear.

# 5 Flexibilidade de produção

As sopas exigem uma estrutura simples que pode ser até cozinha caseira ou alugada, com a vantagem de contratar pessoal por diária. 

# 6 Saudabilidade

Muitos consumidores estão mais preocupados com a qualidade de suas refeições no dia a dia. Sopas saudáveis, balanceadas e apetitosas podem ajudar seus clientes a manter uma dieta mais equilibrada e adequada aos seus objetivos. 

# 7 Gourmetização

Receitas diferentes, nomes e acompanhamentos criativos descolam as sopas do trivial e elevam a percepção de valor. Por exemplo, em vez de sopa de legumes acompanhada de pão, soa mais atraente uma “sopa de mãe” com croutons de ervas. 

# 8 Surfar nas tendências e atrair novos consumidores

A crescente procura por opções veganas e vegetarianas é contemplada com variações nas receitas.

# 9 Empatia de marca e fidelização

A assinatura reinventa e aproxima a relação entre os clientes e a sua marca. Mesmo que a distância, pense numa comunicação mais afetiva: cartinha de boas-vindas, curiosidades, dicas etc.

# 10 Renda extra para realizar um sonho

Vendendo sopas, a editora e escritora Lizandra Magon Oliveira pagou seu curso de cinema em Buenos Aires. A conquista virou o livro “A Vida é Sopa”, e a autora dá uma boa dica sobre seus possíveis clientes.

“Os leitores do livro têm diversos perfis: muita gente com filho pequeno, pessoas mais velhas querendo variar, homens solteiros, aqueles que querem praticidade depois de trabalhar o dia todo, ou algo mais leve e nutritivo, sem sujeira na cozinha”.

E você? Já tem um plano que pode ser patrocinado pela assinatura de sopas? Experimente!

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