Skip to content
Dica de Cozinha

Faça suas próprias conservas

Publicado em 09/04/2020

image1 09 04 2020 hojbb

Egon Jais e Karina Morale Jais, donos da marca de conservas Jais Hand Made, explicam como fazer sua própria conserva no restaurante, o que pode diminuir o desperdício e criar novas possibilidades.

Picles, relish, chutney, chucrute, sunomono, kimchi. Diferentes povos em diversos momentos da humanidade se voltaram à fermentação controlada para dar vida longa aos alimentos. Trata-se de uma tradição culinária que anda de mãos dadas com a sobrevivência da espécie; tradição que, curiosamente, fomos perdendo em gerações mais recentes.

“Venho de uma família de cozinheiros alemães até a geração do meu tataravô. Então, a primeira referência de conservas que tenho vem da despensa do meu avô. A gente entrava lá quando era moleque e comia todo o pepino em conserva”, diz Egon Jais, fotógrafo publicitário transformado em artesão de alimentos.

A ideia de abrir uma marca de conservas artesanais veio da necessidade de conciliar o sonho de viver em um sítio afastado da cidade de São Paulo, com um negócio viável e descomplicado. Assim, há pouco mais de um ano, Karina e Egon criaram a marca Jais Hand Made, cujos produtos comercializam sob encomenda e em feiras gastronômicas. O segredo do negócio é a simplicidade. “Para um picles básico, você precisa de legume, vinagre, água, sal, açúcar e temperos a gosto”, afirma Egon. Em um restaurante, é um jeito de incrementar um couvert ou saladas, pratos e sanduíches, com pouco esforço, utilizando ferramentas que você tem à mão e dando destino a um excedente de produtos com os quais você já trabalha. Basta seguir os passos da receita básica abaixo para começar seus experimentos.

Picles básico de pepino japonês

image2 09 04 2020 rkceo

Esterilização > Lave em sua máquina de lavar à temperatura máxima, potes de vidro com tampa metálica. Seque-os em um forno a 150 ºC, por 20 minutos.

image3 09 04 2020 ksdhk

Receita > Lave e corte os pepinos em bastão, coloque-os nos potes e preencha-os até cobrir os pepinos com a seguinte mistura: 2 partes de vinagre de maçã para 1 de água, e 4 partes de açúcar para 1 de sal. Tempere a gosto com ervas frescas e sementes aromáticas que tiver à mão, como louro, dill, coentro, etc.

image4 09 04 2020 dgm4o

Pasteurização > Feche bem os potes e coloque-os em uma panela grande. Cubra-os com água fervente e cozinhe ao fogo alto por 10 minutos. Retire os potes e os coloque em um recipiente com água morna por 5 minutos, depois em água à temperatura ambiente por mais 10 minutos e, finalmente, em água gelada por mais 5 minutos.

image5 09 04 2020 ogljn

Guarda > Guarde fora da geladeira. Dê pelo menos duas semanas para apurar os sabores. A validade é de seis meses.

image6 09 04 2020

“Conservas são um jeito simples de dar destino ao excedente de legumes de seu restaurante”.

Fotos: divulgação e Istock. Pictogramas: thenounproject.com. Pepino japonês: whatwolf / Freepik.

Conteúdos Relacionados

1 de 4
  • thumb a nova sensacao nos restaurantes 26 11 2024 u6lwf

    Dica de Cozinha

    A nova sensação nos restaurantes: conheça o Gyoza Congelado da Ajinomoto® Food Service

    Ler conteúdo
  • Destaque Imagem 5 Motivos para incluir gyoza

    Dica de Cozinha

    5 motivos para incluir Gyoza Ajinomoto® no seu cardápio

    Ler conteúdo
  • banner gyoza sem cta 480x480 11 11 2024 sjpsl

    Dica de Cozinha

    O Gyoza Congelado da Ajinomoto® Food Service é o nº 1 no Japão e vai ser a sensação do seu restaurante!

    Ler conteúdo
  • thumb 8 dicas para deixar seu negocio mais seguro 26 04 2023 peakp

    Dica de Cozinha

    8 dicas para evitar acidentes no seu restaurante

    Ler conteúdo