Pesquisa de Satisfação
Publicado em 11/09/2020
Enfrentando a Crise juntos
Operação Covid-19
É muito importante para um gestor conhecer e entender a visão de seu cliente, e o melhor jeito para isso, ainda é perguntando diretamente a ele. No entanto, ir até a mesa não é a melhor maneira de fazê-lo. O cliente pode não gostar de ser interrompido durante a refeição ou se sentir desconfortável de falar diretamente com o gestor. Por isso existem as pesquisas de satisfação ao cliente.
Marcelo Shiraishi, sócio do restaurante Aizomê, em São Paulo, conta que adotou o sistema de
pesquisa em 2018 e desde então descobriu muitas coisas que não sabia sobre o próprio
restaurante. “É muito importante saber como o cliente vê o restaurante
para perceber os
nossos pontos fortes e as nossas falhas. Foi a partir das sugestões dos clientes nas pesquisas
que estamos planejando uma reforma do restaurante para adequação dos espaços”, conta
Shiraishi.
Todos os dias, na parte da manhã, a equipe do restaurante se reúne para ler as avalições do
dia anterior. “Isto nos permite conversar com a equipe sobre
os elogios e críticas de forma
objetiva e com a informação ainda fresca na memória, o que é fundamental para nos alinharmos
e corrigirmos erros”, conta. Nem sempre é fácil ouvir reclamações, admite o sócio
do Aizomê,
mas esta é melhor maneira de evitar situações piores no futuro. “É preciso ter a mente
aberta. A todo momento, você tem de aceitar uma crítica. Mesmo assim, é melhor o cliente
reclamar na pesquisa do que no Facebook ou no Google”.
Dicas de como incluir a pesquisa de satisfações no seu restaurante:
1. Não obrigue o cliente a responder: No Aizomê, os
atendentes são orientados a perguntar
nas mesas se o cliente tem interesse em responder. A pesquisa deve ser uma ação totalmente
voluntária. Uma alternativa é a pesquisa ir para a mesa junto com a conta. A empresa
Risposta, de pesquisa em restaurantes, adotou esta medida e tem colhido bons resultados
através de mini tablets com perguntas simples.
2. Crie uma pesquisa rápida, prática e divertida: Lembre-se,
o comensal está no restaurante
para comer, não para responder pesquisa, por isso, questionários imensos não são bem vistos.
Liste itens que são importantes serem avaliados no seu restaurante como o serviço, a comida
e o ambiente, e desenvolva perguntas simples de serem
interpretadas e respondidas.
Desenvolva estratégias de gameficação para deixar sua
pesquisa mais atrativa e
interessante.
3. Ofereça alguma bonificação em troca das respostas: Para
ter uma maior adesão na pesquisa,
ofereça descontos ou promoção no final da pesquisa.
4. A pesquisa tem que ser digital: No papel é muito difícil
de se tabular as respostas. “De
forma digital conseguimos analisar vários pontos de forma analítica e objetiva. Os itens
avaliados são sempre mensuráveis e, portanto, podemos obter uma análise estatística das
respostas das perguntas”, conta Shiraishi. A Risposta utiliza softwares próprios para
pesquisas de avaliação, por exemplo, mas há também formulários gratuitos
na internet, onde é
possível criar uma pesquisa em poucos minutos. Há também restaurantes que enviam o
questionário, via link por SMS, ao próprio celular do
cliente, sendo possível responder
inclusive em casa.
5. Mostre que você se importa com o feedback: “Quando
existe uma falha de
nossa parte, pedimos ao cliente uma nova oportunidade de
oferecer o serviço que consideramos
adequado”, diz Shiraishi. “Na maioria das vezes o cliente retorna ao restaurante, sai
satisfeito e nos agradece”. A melhor alternativa é incluir um campo opcional na
pesquisa,
onde o cliente cadastre algum tipo de contato, seja e-mail ou
telefone. Assim, é possível se
comunicar com o cliente para tentar solucionar os problemas.
Até mesmo quando o feedback for
positivo, é recomendável que se dê um retorno, mesmo que de forma automática, agradecendo as
respostas. Essa é uma estratégia de marketing para fidelizar a clientela.
6. Apresente as respostas a toda a equipe do restaurante:
Toda a brigada
deve participar deste momento. Realize reuniões com toda a equipe para juntos analisarem os
pontos a serem melhorados e para parabenizar pelos feedbacks positivos. É importante que
toda a equipe conheças os pontos fortes e fracos do restaurante.
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