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Gestão

Saiba como explorar as datas comemorativas do mês de junho

Publicado em 24/05/2022

Junho é um mês muito especial para o setor de Food Service, por ter uma das datas que mais movimenta o setor e gera grandes expectativas para os estabelecimentos: o Dia dos Namorados. Além disso, o mês também é conhecido pelos festejos e pratos típicos das festas de São João.

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O Dia dos Namorados já virou sinônimo de grande movimento de boa parte dos restaurantes ao redor de todo território nacional. Afinal, esta data fala, sobretudo, de amor e afeto, emoções muito ligadas à experimentação de uma boa comida. Já a Festa Junina é um dos eventos que têm grande potencial de alavancar as vendas do setor alimentício, principalmente ao explorar comidas típicas nordestinas, que estão intrinsecamente ligadas à data.

Analisando esse cenário de grandes possibilidades que o mês de junho proporciona, separamos algumas dicas e insights que podem ajudar o seu negócio a aumentar as vendas para essas datas comemorativas!

O QUE ESPERAR DO DIA DOS NAMORADOS 2022

De acordo com a pesquisa “Dia dos Namorados” IM – Negócios Globo, Mind Miner, que contou com uma amostra de 500 pessoas, 58% dos entrevistados comemoraram a data em 2021, e 72% pretendem comemorar em 2022.

Ainda segundo a mesma pesquisa, 77% das pessoas planejam comemorar o Dia dos Namorados e enxergam a data como uma possibilidade de fortalecer o relacionamento com seu parceiro. E entre os casais que pretendem celebrar fora de casa, 32% almejam ir a um restaurante. Dentre eles:

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Dentre os hábitos listados, é possível notar algumas mudanças entre os anos de 2021 e 2022:

Ir para um restaurante com meu/minha namorado(a)

Fazer uma refeição especial em casa com meu/minha namorado(a)

Ir para um restaurante com meu/minha namorado(a)

Pedir delivery em um bom restaurante

CONECTIVIDADE É A ALMA DO SEU NEGÓCIO

A pandemia de Covid-19 forçou e acelerou a mudança de muitos processos. Entre eles a forma que os consumidores interagem com os estabelecimentos alimentícios; agora, para ser notado, é necessário estar conectado às redes. Por isso, é válido revisar ou aplicar alguns pontos como:

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OFERECER WI-FI AOS CLIENTES: a conexão permite que o cliente compartilhe localização, faça check-in ou poste feedbacks sobre os pratos e serviços do restaurante em período real.

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DELIVERY: manter o seu estabelecimento nos aplicativos de entrega de comida é uma oportunidade para aumentar os lucros da sua empresa. E quando falamos de datas sazonais, isso pode ser ainda melhor, devido ao número de buscas por um determinado produto ou serviço que tem data de início e fim.

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TENHA UM CARDÁPIO DIGITAL: disponibilizar um menu online pode auxiliar na organização do espaço, principalmente nos dias de mais movimento, já que diminui o vai e vem dos funcionários para oferecer cardápios físicos.

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SER OMNICHANNEL: estar presente e atender o ambiente físico e online de forma integrada se faz cada vez mais necessário, tornando a trajetória do seu cliente mais conectada.

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PRATOS TÍPICOS E MENUS ELABORADOS

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Seja para experimentar pratos típicos das festas de São João ou para se deliciar em um menu mais complexo e requintado ao lado da pessoa amada, junho é conhecido por ser um dos meses mais esperados do ano, quando falamos de comida.

Logo, o mês se torna a oportunidade perfeita para explorar menus diferenciados; para pratos juninos, o milho se torna o grande protagonista tanto em salgados quanto doces: cuscuz paulista, bolos de milho, pamonhas, milho na brasa e suco de milho-verde são opções mais tradicionais. Mas, você também pode optar por trazer a essência dessa festividade em pratos mais elaborados.

Para o Dia dos Namorados, cogite montar um menu especial com pratos complexos e atrativos, que conversem entre si. Tente, se possível, oferecer também opções de harmonização de bebidas, como vinhos e espumantes.

FIQUE ATENTO ÀS ESTRATÉGIAS COMERCIAIS DO SEU RESTAURANTE

As datas sazonais são excelentes oportunidades para movimentar o seu negócio, como é o caso da Festa de São João e do Dia dos Namorados. Porém, é necessário saber como explorar ao máximo essa época do ano, indo muito além dos pratos.
Veja como!

Planejamento

O primeiro passo é se preparar para a ação, com o máximo de antecedência e atenção aos detalhes. Desta forma, você consegue evitar imprevistos e executar estratégias com mais qualidade. É nesta etapa também que você consegue calcular o seu investimento e estimar o retorno, assim seu estoque não fica prejudicado no meio do projeto por falta ou excesso de insumos.

Promoções

Agora que você já tem um planejamento bem definido, consegue estimar promoções, ofertas e até brindes. Afinal, nada melhor para o consumidor que uma promoção em que ele ganhe algum tipo de vantagem.

Eventos

Que tal oferecer uma experiência para o seu cliente? Um evento pode ser uma boa pedida! Trazer um show musical, de dança ou outras atrações visuais pode ser o que tornará a sua casa mais cheia.

Decoração

Os elementos visuais são aspectos marcantes que, sem dúvidas, chamam a atenção do seu público. Seja decorando o seu espaço ou investindo em uniformes e cardápios específicos, a estética visual é um charme a mais a ser explorado.

Comunicação

Não esqueça de falar para o seu cliente sobre as ações que você está promovendo; poste nas mídias sociais, dispare e-mails marketing e informativos via WhatsApp e, se possível, faça a gestão de links patrocinados das redes para atingir mais pessoas.

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