Autoatendimento: eficiência e economia
Publicado em 06/08/2020
Enfrentando a Crise juntos
Operação Coiv-19
Aplicar um sistema digital de atendimento pode gerar uma série de benefícios ao seu negócio
Uma das mais importantes tarefas de um gestor de restaurante é, sem dúvida, garantir a boa
experiência do consumidor. Investir em um bom atendimento, além da comida de
qualidade e
ambientação aconchegante, é primordial para alcançar resultados significativos. Antenados às
mudanças do mercado, muitos estabelecimentos de food service têm apostado no
autoatendimento, uma ferramenta que vem transformando o modo
de se relacionar com a
clientela.
No Bar Lado B, uma das casas mais badaladas de Campinas, esse sistema já é realidade. O
cardápio do restaurante é 100% digital, disponível ao cliente por tablets. “Aplicar o
autoatendimento foi uma consequência de um desafio que enfrentávamos”, diz Beatriz Bristotti
Bovo, gerente administrativa do bar. “Nossa casa tem 23 torneiras de cerveja artesanal,
todas rotativas, o que demandava uma atualização constante de cardápios. Além disso,
tínhamos dificuldade para treinar e gerenciar uma operação com a qualidade e eficiência que
esperávamos”.
Como solução, ela conta que foi preciso implementar o autoatendimento no serviço, inclusive
como uma forma de reduzir despesas a longo prazo. “Com a ferramenta, o cliente pode se
sentar à mesa e fazer o pedido com calma, tendo disponível todas as informações
detalhadas, de forma visual. Dessa maneira, o sistema nos traz a possibilidade de aumento de
ticket médio, com mais adicionais, harmonizações e agilidade nos pedidos”.
No entanto, Beatriz afirma que, para que a ferramenta faça sucesso, é preciso ter uma equipe
bem treinada. “Nossa maior dificuldade foi mostrar aos colaboradores que o sistema seria um
aliado da operação. E, apesar de, no início, não terem uma boa aceitação, não precisou de
muito tempo para que percebessem que com o cardápio eletrônico eles poderiam atender mais
mesas, aumentando suas comissões de vendas”.
Principais benefícios do autoatendimento:
– Contato menos frequente entre colaborador e cliente, diminuindo chances de contaminação
por COVID-19 e respeitando o distanciamento social;
– Agilidade na entrega dos pedidos;
– Possibilidade de divulgação de shows, eventos e promoção do dia;
– Economia na impressão de cardápios;
– Personalização do menu, com fotografias dos pratos, fazendo com que os consumidores saibam
exatamente o que estão pedindo;
– Redução de erros e, consequentemente, menos gastos com cancelamentos;
– Tradução automática para clientes de outras nacionalidades.
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