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Operação Covid-19

Autoatendimento: eficiência e economia

Publicado em 07.08.2020

Enfrentando a Crise juntos

Operação Coiv-19

Aplicar um sistema digital de atendimento pode gerar uma série de benefícios ao seu negócio

Uma das mais importantes tarefas de um gestor de restaurante é, sem dúvida, garantir a boa experiência do consumidor. Investir em um bom atendimento, além da comida de qualidade e ambientação aconchegante, é primordial para alcançar resultados significativos. Antenados às mudanças do mercado, muitos estabelecimentos de food service têm apostado no autoatendimento, uma ferramenta que vem transformando o modo de se relacionar com a clientela.

No Bar Lado B, uma das casas mais badaladas de Campinas, esse sistema já é realidade. O cardápio do restaurante é 100% digital, disponível ao cliente por tablets. “Aplicar o autoatendimento foi uma consequência de um desafio que enfrentávamos”, diz Beatriz Bristotti Bovo, gerente administrativa do bar. “Nossa casa tem 23 torneiras de cerveja artesanal, todas rotativas, o que demandava uma atualização constante de cardápios. Além disso, tínhamos dificuldade para treinar e gerenciar uma operação com a qualidade e eficiência que esperávamos”.

Como solução, ela conta que foi preciso implementar o autoatendimento no serviço, inclusive como uma forma de reduzir despesas a longo prazo. “Com a ferramenta, o cliente pode se sentar à mesa e fazer o pedido com calma, tendo disponível todas as informações detalhadas, de forma visual. Dessa maneira, o sistema nos traz a possibilidade de aumento de ticket médio, com mais adicionais, harmonizações e agilidade nos pedidos”.

No entanto, Beatriz afirma que, para que a ferramenta faça sucesso, é preciso ter uma equipe bem treinada. “Nossa maior dificuldade foi mostrar aos colaboradores que o sistema seria um aliado da operação. E, apesar de, no início, não terem uma boa aceitação, não precisou de muito tempo para que percebessem que com o cardápio eletrônico eles poderiam atender mais mesas, aumentando suas comissões de vendas”.

Principais benefícios do autoatendimento:

- Contato menos frequente entre colaborador e cliente, diminuindo chances de contaminação por COVID-19 e respeitando o distanciamento social;
- Agilidade na entrega dos pedidos;
- Possibilidade de divulgação de shows, eventos e promoção do dia;
- Economia na impressão de cardápios;
- Personalização do menu, com fotografias dos pratos, fazendo com que os consumidores saibam exatamente o que estão pedindo;
- Redução de erros e, consequentemente, menos gastos com cancelamentos;
- Tradução automática para clientes de outras nacionalidades.

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