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Comfort Food: 5 dicas de como aplicar essa tendência no seu restaurante

Revista Negócios e Sabores-ED.1

Publicado em 18.12.2023

ENTENDA COMO AS REFEIÇÕES AFETIVAS TÊM GANHADO CADA VEZ MAIS ESPAÇO NAS COZINHAS PROFISSIONAIS

Pense na sua comida favorita da infância. Esse é o conceito das Comfort Foods, movimento culinário que incorpora o apego emocional à alimentação, conhecido como comida afetiva. É uma tendência que enfatiza a preparação de refeições de maneira tradicional e caseira, evocando os sentimentos que esses alimentos podem despertar nas pessoas.

Essa inclinação vai na direção oposta de pratos excessivamente elaborados, repletos de especiarias ou fast foods. Ele abraça a ideia do sabor caseiro, de comida de mãe, utilizando ingredientes simples, mas que transmitam carinho e conforto para quem se alimenta. Veja como você pode incluir essa filosofia no seu restaurante:

ESCOLHA BEM O SEU CARDÁPIO

Desde o clássico feijão com arroz bem feito, até pratos que remetam o almoço de domingo, como Lasanha à bolonhesa, Picadinho de carne com mandioca, Escondidinho de carne seca com purê, Creme de mandioquinha e Estrogonofe prático de carne. No nosso site você encontra diversas receitas para incluir no seu cardápio que têm esse apelo afetivo.

SELECIONE BEM OS INGREDIENTES

Lembre-se de que se trata de refeições com gosto de casa, por isso, opte por insumos que tragam esse sabor aos pratos. Dê preferência a temperos de qualidade com características de comida afetiva, como Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO, Caldo Sazón® Profissional Galinha e Tempero Sazón® Profissional Vermelho.

VALORIZE O EMPRATAMENTO

Uma apresentação que destaque os ingredientes e o prato em si, pode ser uma boa saída. Não se esqueça de que primeiro comemos com os olhos, nariz e por último com a boca. Sendo assim, valorize a estética do que você está entregando aos seus clientes. Em nosso site, você encontrará 5 dicas para melhorar a apresentação de seus pratos .

SEMPRE HÁ ESPAÇO PARA SOBREMESA

Doces e cafés também remetem ao aconchego do lar, por isso, é uma boa ideia investir em um cafezinho coado na hora para o seu cliente, algo que lembre um domingo de chuva. E ofereça algo como o Bolo terrano® com limão e Choux cream.

FIDELIZE SEUS CLIENTES

Pense em formas de fazer com que os seus clientes voltem e desfrutem de outros itens do seu cardápio, e assim, eles se sentirão confortáveis no seu estabelecimento. Uma boa maneira de fazer isso é oferecer cartões de fidelidade e proporcionar descontos na próxima visita. Garanta um bom atendimento, com sua equipe bem-preparada e oferecendo sempre o melhor aos seus consumidores as chances de retorno aumentam.

Toda a gestão do seu restaurante pode ficar mais fácil com o Portal Meu Negócio, uma plataforma gratuita desenvolvida pela Ajinomoto Food Service® onde você encontra receitas exclusivas, dicas de administração e diversos cursos que vão te ajudar na gestão diária da sua empresa. Acesse e faça o seu cadastro!